ACDS: “Estamos resgatando a autoestima da crônica esportiva”



Evento Melhores do Ano do futebol sergipano. (Foto: Jorge Henrique)
Time em ação durante duas temporadas. (Arquivo)
No Torneio da Sede, comemorando aniversário da ACDS. (Arquivo)
Ao assumir o comando da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe - ACDS, a atual diretoria, que tem como período administrativo o triênio 2017/2020, partiu logo de imediato para atender os pontos existentes como proposta para o decorrer da gestão. Teve como primeiro ponto, a realização do recadastramento em Outubro de 2017.

“O recadastramento serviu para a diretoria conhecer o quadro funcional da entidade. Ou seja, quantos cronistas verdadeiramente existiam. Número atual corresponde a 60% do que anteriormente existia. Hoje, temos aproximadamente 230 cronistas cadastrados e recadastrados. Sendo 85% religiosamente em dia com a entidade”, enfatiza Adel Ribeiro, presidente da ACDS.

Além disso, foram realizadas visitas aos órgãos de comunicação, convidando os cronistas a filiarem-se em sua entidade. Graças a esse trabalho de aproximação da direção da ACDS e cronistas, foi possível a criação de polos da entidade no interior, com coordenações já existentes nas cidades de Estância, sob a coordenação do cronista Marcelo Mazê, Lagarto, Heron Márcio e Itabaiana, Genário Santos.

“Buscamos agregar a categoria, implantando com sucesso um projeto de interiorização da nossa entidade. Aproximando a capital do interior”, esclareceu o dirigente.

Outra atitude adotada pela nova gestão foi a busca incessante pela regularização da instituição junto aos órgãos de fiscalização. Com medidas implantadas, segundo Adel, foi possível resgatar o CNPJ (2017), após o pagamento de multas, e obter a certidão negativa de débito junto à Receita Federal e pagamento de outras multas referentes a anos anteriores a atual administração.

“A entidade contratou um contador para agilizar o processo documental e, consequentemente, viabilizar a situação contábil da Associação”, explicou.

Além disso, foi realizada a revitalização de sede da categoria que, retornou a Arena Batistão depois de encontro com o Secretário de Esportes Antônio Hora Filho, sendo efetuada a recuperação do material de escritório (outrora danificados), aquisição de som e porta de vidro temperado para o auditório da entidade, e a disponibilidade de espaço de lazer. Ao chegar na ACDS, filiados podem aproveitar para praticar atividades esportivas, desde a
Na tribuna da entidade.
prática de futebol de mesa (adquirido por nossa direção), sinucas, dominó, etc. Sem esquecer das atuações do time da ACDS tem em sua formação cronistas esportivos.

Mas, o trabalho não parou com isso. Nos dias de jogos (capital e interior – nos clássicos) é oferecido um agradável lanche aos cronistas (através do contrato de parceria com a empresa Hollywood Festas e Eventos) em atividades ou para aqueles que utilizam o camarote da instituição para bater um papo e assistir aos jogos.

Nos próximos meses existe um trabalho direcionado à implantação da ACDSweb, rádio na internet. No momento, em fase de análise de propostas. Com propósito de oferecer oportunidade para os profissionais que estão fora do ar. E, como forma de servir como oficina de aprimoramento aos cronistas recém diplomados nas áreas de rádio difusão e jornalismo.

“Todos esses benefícios fazem com que a categoria seja tratada com respeito, resgate a credibilidade e tenha bom relacionamento com outras instituições, a exemplo da Federação Sergipana de Futebol e Secretaria de Estado do Esporte.

Vale destacar o apoio e colaboração da maioria dos cronistas em relação as medidas adotadas pela atual direção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACDS apresenta Novo Estatuto e Mídia Eletrônica

ACDS FAZ REUNIÃO PARA PLANEJAR ANIVERSÁRIO DA ENTIDADE